top of page
Buscar
Foto do escritorgastronomiacaju

Foto de comida - Você come com os olhos?



Quem nunca ouviu essa frase? A gente come primeiro com os olhos! Mas só um prato bonito não basta, a beleza tem que vir acompanhada de muito sabor, texturas e técnica.


Para isso existe o food stylist que entra em cena para escolher os melhores ingredientes e montar um belo prato, de maneira que fique extremamente apetitoso. O food stylist, que geralmente também é chefe de cozinha, conhece e valoriza esteticamente os ingredientes.

Ele também prepara a montagem e a decoração de cada prato, cuida do planejamento das produções, da seleção de insumos (alimentos e bebidas) e dos objetos que compõem a cena.



O que o food stylist faz

O objetivo desse profissional é transmitir sensações que aquecem o paladar por meio de imagens. Ele tem a responsabilidade de selecionar o que há de melhor, montar o prato como se fosse uma obra de arte, uma escultura.

Uma boa foto de comida desperta a vontade de comer e para quem já experimentou o prato fotografado, fica aquela sensação de quase sentir novamente o seu sabor.



Uma foto não tem aroma, temperatura, textura, nem gosto e por isso a imagem precisa ser visualmente atraente, forte ao ponto de estimular os outros sentidos do observador.

Ao tirar e publicar uma foto de comida, tenha como objetivo instigar a imaginação do cliente, fazendo com que ele sinta o paladar, aroma, a temperatura e textura do alimento. Tudo isso somente olhando a foto, despertando assim todos os seus sentidos e a vontade imediata de comer.



Por isso o objetivo da fotografia de gastronomia é transmitir sensações que aquecem o paladar por meio de imagens, estimulando com a visão o cérebro a resgatar da memória sensações e sentimentos relacionados à imagem vista.

Para isto, além de explorar formas, cores, luz, sombra, brilho, textura, composição, enquadramento, objetos, combinações, é preciso saber qual é o público que deseja ser atingido, pois a interpretação de uma imagem pode variar de acordo com a idade, sexo, região e cultura.



Para realizar uma boa fotografia gastronômica, cada tipo de prato exige um tipo de iluminação. Em alguns casos, o indicado pode ser a luz artificial e em outras opções a luz natural podendo dar o tom desejado à imagem.

O ambiente do prato em seu contexto, deve-se a máxima atenção às cores, fundos e à louça ideal, uma das cores dos alimentos para compor o restante da cena. Além disso, a qualidade e o aspecto de cada alimento ali inserido são fundamentais, para uma boa produção é essencial para isto mostrar o melhor de cada item: o melhor pedaço de tomate, a melhor folha, a melhor cereja, o melhor da calda que escorre sobre o doce etc.


A comida deve ter aparência de que acabou de ser produzida. Com o fundo do ambiente neutro, sem muita interferência e sem deixar as fotos monótonas, de forma a criar uma textura e um cenário que não conflite com o alimento, tentando documentar alguma ação que possa dar vida, movimento e interação à fotografia. Tendo relação a todos esses pontos podemos trabalhar com a gastronomia e a fotografia desde uma simples imagem de um prato para restaurante até a diversidade cultural dos países.



Saibam aqui algumas dicas que os food stylist têm para fazer a comida parecer o mais deliciosa possível:


❖ A carne frequentemente parecerá muito menor ou mesmo murcha quando for totalmente cozida devido à perda de umidade. Para evitar isso, a carne só será cozida até "parecer" pronta.

❖ Muitos food stylist usam pincéis para aplicar gel comestíveis em alimentos, como bolos, para dar-lhes algum brilho.

❖ Para manter a comida em pé (por exemplo, uma pilha de panquecas ou um hambúrguer), espetos de madeira ou palitos de dente podem ser inseridos para estabilizar a comida.

❖ Pode colocar massa ou papel entre o alimento para evitar que role ou tombe.

❖ Para fazer com que algumas bebidas pareçam espumantes ou para fazer ovos batidos ficarem mais espumosos, costuma-se usar bolhas.

❖ Cubos de gelo falso não derretem em ambientes quentes e costumam ser usados no lugar dos cubos de gelo normais em bebidas ou em pratos como coquetel de camarão.

❖ Corantes e tintas costumam ser aplicados com pincel após o preparo do alimento para dar-lhe uma cor melhor. Por exemplo, as aves às vezes ficam com aquele aspecto marrom dourado “recém-saído do forno” com a tinta para madeira ou graxa de sapato.

❖ O xarope de panqueca real pode ser difícil de fotografar, então óleo de motor às vezes é usado em seu lugar.

❖ A cola de secagem rápida pode ser usada para montar alimentos desintegrados, e a cola branca comum pode ser usada como substituto do leite em uma tigela de cereal.


Parece loucura, mas as fotos ficam de dar agua na boca e de comer com os olhos!!!!

Nós da @caju.gastronomia oferecemos esse trabalho e contamos com grandes fotógrafos parceiros na área.

Para saber mais entre em contato conosco!

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page